Quem Somos

Perguntas Frequentes

Em primeiro lugar, o residente precisa ser idoso, ou seja, ter idade igual ou maior que 60 anos. Assim, podemos dizer que tanto pode ser um indivíduo autônomo e independente como possuir alguma dependência. Essa dependência pode estar relacionada ao desempenho de atividades básicas (como se alimentar e se vestir sozinho), atividades cotidianas (como utilizar o telefone e um meio de transporte), necessitar de um equipamento de auto-ajuda (bengala, andador) e, até depender totalmente de outrem para realizar o próprio cuidado, em alguns casos com ou sem prejuízo cognitivo. Entretanto, para os idosos com dependência grave nas atividades de vida diária e prejuízo cognitivo, podem haver algumas ressalvas, como por exemplo, vir acompanhado de um cuidador exclusivo. Vale ressaltar que, todas as condições acima mencionadas serão cuidadosamente avaliadas pela equipe de saúde do Residencial Santa Cruz.

Idosos com acompanhamento de home-care, instabilidade hemodinâmica e em cuidados paliativos.

Não. De acordo com ANVISA as Instituições de Longa Permanência são destinadas à moradia de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Hospedagem de curta permanência é uma opção para idosos e familiares que procuram um lugar seguro e acolhedor para se hospedarem por um curto período por motivos de viagens de familiares, férias de cuidadores, reforma da casa e até para uma recuperação de um pós-operatório.

Hospedagem de Longa permanência é uma opção para pessoas que procuram um lugar para moradia, com uma equipe especializada no cuidado do idoso.

O primeiro passo é marcar a avaliação com a equipe de saúde do RSC, através do telefone: 4564-2050.

Trata-se de uma avaliação gratuita, onde o idoso passará com Enfermeiro (duração de aproximadamente 40 min a 1 hora) e, após, com o Médico Geriatra (duração de aproximadamente 1h30 a 2h), portanto, pode durar até 3 horas.
É importante que o idoso e seus familiares se programem para um período especial conosco. Trata-se de uma oportunidade de conhecerem melhor o Residencial Santa Cruz e deixarem que nossa equipe os conheça também.

Para que não haja dúvidas aos questionamentos da equipe de saúde, solicitamos que o idoso:

1. Seja informado previamente pela família do desejo de hospedá-lo em uma Instituição de Longa Permanência.

2. Esteja de acordo em comparecer à avaliação inicial.

3. Vista roupas confortáveis.

4. Alimente-se normalmente. Não deve vir em jejum. Caso precise se alimentar, é possível fazê-lo aqui no Residencial.

5. Não pratique exercício físico no dia da consulta.

6. Tome os medicamentos de uso contínuo normalmente. Caso precise tomar algum medicamento durante o horário que estiver no Residencial, deverá trazê-lo.

7. Traga os exames realizados nos últimos 6 meses (se houver).

8. Traga o formulário de antecedentes pessoais preenchido.

A equipe de saúde tem o período de até 7 (sete) dias para dar o retorno a partir da data da avaliação inicial realizada ou, caso seja necessário complemento (com algum exame, por exemplo), será contado a partir da data que este for entregue.
O prazo de validade dessa triagem é de 20 (vinte) dias, a contar da realização da consulta.

Sim. Recebemos pessoas de qualquer religião.
Semanalmente temos um momento de oração onde refletimos a palavra de Deus e distribuímos a Sagrada Comunhão aos que desejarem.
Mensalmente é realizada a Celebração Eucarística, cuja participação é opcional.

No valor da mensalidade está incluso:

  • Enfermagem 24h
  • Cuidador
  • Acompanhamento geriátrico
  • Atividade física em grupo
  • Psicologia
  • Atividades terapêuticas e de lazer
  • Estacionamento coberto
  • 06 refeições balanceadas
  • Acompanhamento Nutricional
  • Serviço de Hotelaria
  • Transporte para passeios externos

No valor da mensalidade NÃO está incluso:

  • Medicamentos
  • Dieta enteral e suplementos nutricionais
  • Produtos de higiene pessoal
  • Lavagem de roupas de uso pessoal
  • Refeições de visitantes
  • Fisioterapia Individual
  • Ingressos para passeios externos

O horário de visitas para os residentes é livre. O Residencial Santa Cruz estimula o convívio social entre nossos residentes e seus amigos e familiares.

Sim, o residente pode entrar e sair do RSC em qualquer horário desde que seu familiar ou responsável assim o permita e, preencha e assine o termo de autorização de saída.

Sim, mas a equipe de hotelaria avaliará a disposição da mobília para não impactar na locomoção do idoso ou na assistência de enfermagem.